Avançar para o conteúdo principal

CARICATURA POLÍTICA (1)

Vende-se cidade, preço de ocasião
Todas as manhãs, ao acordar, penso ser esse o dia em que, ao passar os olhos pelos jornais diários, encontrarei a notícia: “Vende-se a cidade das Caldas da Rainha, preço de ocasião”. E os caros e respeitabilíssimos leitores desta nobre folha devem estar agora a pensar: “Mas, que raio, o que será que se passa nas Caldas da Rainha para este rapaz ter este tipo de pensamento?”
Pois bem, eu esclareço a vossa dúvida: É muito comum vermos uma cidade que, em gloriosa época, foi apontada como uma das mais aprazíveis da Europa, estar hoje em “petição de miséria”? Não. Creio que não. Uma cidade que já foi uma das coqueluches europeias estaria, provavelmente, a manter o seu nível de qualidade em muitos aspectos, e em outros até a sobrepor-se a qualquer grande Capital, e a ser um ponto de referência a muitos níveis. Quantas há, que, de pequenos burgos nos séculos passados, são hoje metrópoles respeitadas e admiradas em seus países? Centenas. Caldas da Rainha perdeu a sua beleza arquitectónica, perdeu o seu Comércio Tradicional, perdeu o seu Desporto, perdeu a sua Cultura, perdeu a sua Indústria, e mais não destaco quanto a perdas… pois esgotaria a paciência do leitor.
Anos a fio de péssima administração pública, de um passar de mãos sobre a cabeça do povo com promessas de melhorias após as eleições, de um desfilar de interesses pessoais (dos políticos locais) em prejuízo do interesse público. Anos inteiros com a Câmara Municipal a oferecer áreas nobres do concelho para as iniciativas pseudo-importantes para os trabalhadores locais, com promessas de empregos seguros, porém o que se vê, sendo apenas mero incentivo ao emprego precário.
E de produção ninguém fala. O Comércio Tradicional não pode sobreviver se a Indústria não produz. O Desporto não pode vingar se os grandes patrocinadores do passado (sim, o Comércio e a Indústria) estão falidos. A Cultura só poderá existir se houver investimento no talento e na capacitação do meio cultural (ao invés de gastar milhões em elefantes brancos para depois entregá-los de mão beijada a projectos coxos, de pseudo-artistas, de distantes paragens).
Meu amigo leitor, não se admire se um dia encontrar um anúncio num jornal, que traga estes dizeres: “Vende-se a cidade das Caldas da Rainha, preço de ocasião”, pode ser que algum interessado apareça, alguém que não se importe de adquirir bons quilómetros de asfalto com ruínas arquitectónicas pelo meio, e de lambuja algumas largas centenas de pessoas (o tal Zé Povinho), esqueléticas, de chapéu na mão, a pedir a esmola do dia…
No Ponto
Mais uma inauguração extraordinária nas Caldas da Rainha, segundo a imprensa local: “o melhor centro de Badmington do mundo”… Uau… não fizeram por menos. Muito bem. O problema é que agora será apenas para meia dúzia de filiados caldenses e, naturalmente, os familiares da classe política local. Tudo para o bem do Concelho. Mas nem tudo está perdido, pode ser que apareça naquele recinto um Campeonato da Europa, ou um Campeonato do Mundo (não é o melhor?). Então tá. Ficamos a aguardar os melhores no melhor.
Em Banho Maria
Ando aqui curioso com uma coisa: afinal, qual é o destino dos Pavilhões do Parque D. Carlos I nas Caldas da Rainha? Não aceito a resposta de que um novo projecto será feito para descobrirem se é possível ali instalar um museu de cerâmica (essa Indústria faliu nesse Concelho… porém, só se for para expor os falos de barro que – quase – não se vêm na praça central). Bom, sempre se pode contratar ceramistas chineses para desenvolverem belos exemplares idênticos aos que os caldenses ainda imaginam que são eles que fazem…
Requentado
E por falar em projectos: dou os meus sinceros parabéns aos políticos caldenses, pois graças a eles, um bom par de amigos (deles, é claro) encheu os bolsos de dinheiro fácil. Refiro-me às dezenas de “intelectuais” que elaboraram uma infinitude de projectos para salvar a praia da Foz do Arelho da tragédia iminente. Nenhum desses estudos serviu para nada e este ano os banhos de Verão acontecerão na “grande e bela praia de Óbidos”. Mas o povo que se prepare, pois a malta política daquele lado é boa no comércio a retalho, e devem aproveitar para cobrar bilhetes à entrada.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Um jardim para Carolina

Revolucionária e doce. O que mais posso dizer de ti, minha querida Carolina? Creio que poucos extravasaram tão bem, tão literariamente, tão poeticamente, as suas apoquentações políticas. Vivias num estado febricitante de transbordamento emocional, que o digam os teus textos – aflitos – sobre as questões sociais ou, no mais puro dos devaneios sentimentais, as tuas observações sobre a música que te apaixonava. O teu perene estado de busca pelo – quase – inalcançável, fazia-nos compreender como pode ser importante a fortaleza de uma alma que não se verga a modismos ou a chamamentos fúteis vindos de seres pequenos. E por falar em alma, a tua era maior do que o teu corpo, por isso vivias a plenitude da insatisfação contínua. Esse espírito, um bom daemon , um excelente génio, que para os antigos gregos nada mais era do que a Eudaimonia , que tanto os carregava de felicidade, permitindo-lhes viver em harmonia com a natureza. Lembro-me de uma conversa ligeira, onde alinhava

Obrigado!

  Depois de, aproximadamente, seis anos de colaboração com o Jornal das Caldas, chegou o momento de uma mudança. Um autor que não se movimenta acaba por cair em lugares-comuns. O que não é bom para a saúde literária da própria criação. Repentinamente, após um telefonema recebido, vi-me impelido a aceitar um dos convites que tenho arrecadado ao longo do meu percurso. Em busca do melhor, o ser humano não pode, nem deve, estagnar. Avante, pois para a frente é o caminho, como se costuma dizer, já de modo tão gasto. Sim, estou de saída. Deixo para trás uma equipa de bons profissionais. Agradeço, a cada um, pelos anos de convívio e camaradagem. Os meus leitores não deverão sentir falta. Mas se por acaso isso vier a acontecer, brevemente, através das minhas redes sociais, saberão em que folha jornalística estarei. Por enquanto reservo-me à discrição, pois há detalhes que ainda estão a ser ultimados. A responsabilidade de quem escreve num jornal é enorme, especialmente quando se pr

O Declínio das Fábulas - I

  Em poucos dias, o primeiro volume do meu novo livro “O Declínio das Fábulas” chegará a todas as livrarias portuguesas. Esse tomo reúne uma série de temas que reverberam o meu pensamento nas áreas da cultura, da arquitetura, da mobilidade, etc. para uma cidade como Caldas da Rainha. O prefácio é de autoria da jornalista Joana Cavaco que, com uma sensibilidade impressionante, timbra, assim, o que tem constituído o trabalho deste que vos escreve. Nele, há trechos que me comoveram francamente. Outros são mais técnicos, contudo exteriorizam um imenso conhecimento daquilo que venho produzindo, por exemplo: “É essa mesma cidade ideal a que, pelo seu prolífico trabalho, tem procurado erguer, nos vários locais por onde tem passado, seja a nível cultural ou político. Autor de extensa obra, que inclui mais de sessenta livros (a maior parte por publicar) e um sem fim de artigos publicados em jornais portugueses e brasileiros, revistas de institutos científicos e centros de estudos, entre o