Avançar para o conteúdo principal

A Falência da Política Portuguesa

A cada dia que passa é mais visível o desgoverno em que se encontra o país. Neste momento de crise financeira grave, e distante de solução, principalmente porque Portugal está alheado de algumas mais valias, entre elas a produção agrícola e industrial e o investimento cuidado no sector comercial de cada região, podemos antever um aumento significativo da pobreza em que uma grande parcela da população vai entrar a médio prazo.

Infelizmente o sonho do 25 de abril de 1974 durou pouco, porque foi conduzido por interesses escusos, cercados de ganância de poder e desejos de acumulo de riqueza para “alguns dos líderes da revolução”. Homens que ainda hoje estão com as rédeas do poder em mãos, e que continuam a cavar, cada vez mais fundo, o buraco em que se encontra a nação portuguesa.

Vem-me à memória o sofrimento de trezentos mil portugueses, que perderam todos os bens que possuíam, alguns até a vida, na transição do poder em Angola, graças a negociações cheias de erros, conduzidas por aqueles gananciosos falados anteriormente. Uma calamidade. Essa geração incompetente, conseguiu também deixar Portugal, a Metrópole, numa situação social caótica, entregue à sua própria sorte.

Actualmente, sem interesse eleitoral, a maioria da população abstêm-se de ir às urnas para tentar mudar o destino da nação, e os que vão, entre eles muitos “carneiros” com interesses muito definidos no jogo do poder instalado, são o suficiente para manter a bandalheira existente.

Os partidos políticos actualmente pouco apresentam. Não surgem vozes que, de facto, pensem na mudança necessária, numa nova condução do destino político do país. O que Portugal precisa é, inegavelmente, de cidadãos, e não de partidos. Cidadãos que não usem a política unicamente para satisfazer interesses pessoais, com vontade de entregar a seus descendentes um país próspero, uma pátria rica, sustentada pelo trabalho, pela educação e pela cultura.

O povo português ainda olha para o horizonte, na esperança do retorno de D. Sebastião. Enquanto isso, enquanto esse próprio povo, jaz apático a mirar um sonho, os interesseiros, os lobos políticos que conduzem a nação, continuam a dividir, o que ainda resta de riqueza, entre eles e os amigos, e todos, num banquete sumptuoso e desbragado, vão rindo e comendo, refastelando-se. Quando nada mais houver, possuem o suficiente em paraísos fiscais, para viverem o resto de uma vida de luxo.

Deixei de acreditar no sonho de um país politicamente digno, porque deixei de acreditar na classe política e na forma como esta conduz os interesses da nação. Deixei de acreditar que o povo português possa erguer-se das cinzas e lutar por causas nobres. Deixei de acreditar que as manifestações populares, dos professores e dos trabalhadores em geral, dessem frutos, porque sei que basta corromper os líderes para que as tais manifestações se transformem apenas em conversas de café e em vivas lembranças na Internet.

Portugal segue um caminho de pedras, duro e difícil, que só com muito esforço e sofrimento poderá transpor. E essa abnegação, sem dúvida, será sempre das classes menos favorecidas, daqueles que são obrigados, a todo o instante, a “sacrifícios para salvar o país”.

Acabou a Ditadura? Acabou uma a 25 de abril de 1974. No dia seguinte outra começou, feroz, corrupta, vil, cheia de dedos longos a usurpar riquezas nacionais, a chafurdar numa lama disfarçada em mar azul. Deixei, de facto, de acreditar num país politicamente digno!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Um jardim para Carolina

Revolucionária e doce. O que mais posso dizer de ti, minha querida Carolina? Creio que poucos extravasaram tão bem, tão literariamente, tão poeticamente, as suas apoquentações políticas. Vivias num estado febricitante de transbordamento emocional, que o digam os teus textos – aflitos – sobre as questões sociais ou, no mais puro dos devaneios sentimentais, as tuas observações sobre a música que te apaixonava. O teu perene estado de busca pelo – quase – inalcançável, fazia-nos compreender como pode ser importante a fortaleza de uma alma que não se verga a modismos ou a chamamentos fúteis vindos de seres pequenos. E por falar em alma, a tua era maior do que o teu corpo, por isso vivias a plenitude da insatisfação contínua. Esse espírito, um bom daemon , um excelente génio, que para os antigos gregos nada mais era do que a Eudaimonia , que tanto os carregava de felicidade, permitindo-lhes viver em harmonia com a natureza. Lembro-me de uma conversa ligeira, onde alinhava

Obrigado!

  Depois de, aproximadamente, seis anos de colaboração com o Jornal das Caldas, chegou o momento de uma mudança. Um autor que não se movimenta acaba por cair em lugares-comuns. O que não é bom para a saúde literária da própria criação. Repentinamente, após um telefonema recebido, vi-me impelido a aceitar um dos convites que tenho arrecadado ao longo do meu percurso. Em busca do melhor, o ser humano não pode, nem deve, estagnar. Avante, pois para a frente é o caminho, como se costuma dizer, já de modo tão gasto. Sim, estou de saída. Deixo para trás uma equipa de bons profissionais. Agradeço, a cada um, pelos anos de convívio e camaradagem. Os meus leitores não deverão sentir falta. Mas se por acaso isso vier a acontecer, brevemente, através das minhas redes sociais, saberão em que folha jornalística estarei. Por enquanto reservo-me à discrição, pois há detalhes que ainda estão a ser ultimados. A responsabilidade de quem escreve num jornal é enorme, especialmente quando se pr

O Declínio das Fábulas - I

  Em poucos dias, o primeiro volume do meu novo livro “O Declínio das Fábulas” chegará a todas as livrarias portuguesas. Esse tomo reúne uma série de temas que reverberam o meu pensamento nas áreas da cultura, da arquitetura, da mobilidade, etc. para uma cidade como Caldas da Rainha. O prefácio é de autoria da jornalista Joana Cavaco que, com uma sensibilidade impressionante, timbra, assim, o que tem constituído o trabalho deste que vos escreve. Nele, há trechos que me comoveram francamente. Outros são mais técnicos, contudo exteriorizam um imenso conhecimento daquilo que venho produzindo, por exemplo: “É essa mesma cidade ideal a que, pelo seu prolífico trabalho, tem procurado erguer, nos vários locais por onde tem passado, seja a nível cultural ou político. Autor de extensa obra, que inclui mais de sessenta livros (a maior parte por publicar) e um sem fim de artigos publicados em jornais portugueses e brasileiros, revistas de institutos científicos e centros de estudos, entre o