Avançar para o conteúdo principal

Manoel Rodrigues Ferreira - O meu amigo Manoel



A Mécia Rodrigues Ferreira
Pela nossa amizade eterna.
Perpetuada em tantas páginas,
Tantos sorrisos e tantos abraços.

Corria o ano de 1990 quando Roberto Fontes Gomes e Juvenal Fernandes apresentaram-me o historiador Manoel Rodrigues Ferreira, de quem já muito ouvira falar e era admirador confesso.

Era uma sexta-feira, dia de almoço entre o Roberto, o Juvenal, eu e o professor Sólon Borges dos Reis, num costumeiro restaurante da cidade de São Paulo. Era dia de trocarmos confidências literárias, de discutirmos este ou aquele tema, de colocarmos a limpo as reuniões em que participamos, dias antes, no Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e na Academia Paulista de Letras. Locais que comecei a frequentar, também, a convite daqueles meus dois saudosos amigos.

A minha admiração por Manoel Rodrigues Ferreira surgiu quando li três dos seus vinte e três livros publicados: A Ferrovia do Diabo, O Mistério do ouro dos Martírios e Nas selvas amazónicas, porém, longe de mim estava, imaginar que o conheceria, que seria seu amigo e que com ele iria privar nas reuniões do “nosso” Instituto. Casa que, havia algum tempo, não frequentava, por motivos alheios à sua vontade, motivos esses que levaram o queridíssimo amigo, grande escritor e historiador, Hernâni Donato, a convocar uma reunião extraordinária, fora de horas, e à porta fechada, com os elementos mais importantes daquela Instituição, e com o intuito de convencer o nobre cultor da história brasileira a voltar a frequentar novamente aqueles salões.

Quando cheguei ao restaurante para o repasto com os três amigos, sou confrontado, porque fui o último a chegar, com a visão que muito me espantou: havia um quarto elemento sentado ao redor da mesa e, reconhecido por mim, através de já conhecida fotografia. A minha aproximação foi lenta, sem titubeio de voz, estendendo uma mão cheia de dedos e o cumprimento característico para o momento, porém, sem salamaleques: “é uma honra conhecê-lo, professor Manoel Rodrigues Ferreira”.

Depois, o deão daquele colégio de cardeais literários: Roberto Fontes Gomes, brindou-me com algumas palavras gentis, anunciando que, com a minha chegada, passara a estar composto o grémio cardinalício e, sem mais delongas, poderíamos, assim sendo, avançar com a ordem de trabalhos. Tudo refletido nas duas horas de conversa, que pareceram intermináveis, pela maravilha da refeição e pelo brilho estelar daqueles cérebros que estavam a meu lado.

Manoel Rodrigues Ferreira nasceu em Itapuí, que em remotos tempos fora chamada de Bica de Pedra (com que orgulho me contou esse pormenor) no dia 25 de julho de 1915. Saudoso de sua terra e de sua gente, especialmente de seu irmão Tito Lívio Ferreira, outro gigante da historiografia brasileira, passou, por isso, uma parte daquele almoço a falar-me da infância e da adolescência. Mas foi uma pequena frase, atirada ao ar entre um gole de um bom tinto e uma garfada mais encharcada em azeite de oliva (estávamos a degustar um bacalhau cheio de espiritualidade), que me atiçou os sentidos historiográficos: “Meu rapaz, o Brasil nunca foi uma colónia portuguesa, foi sim um Estado da Coroa Portuguesa”. Confesso que, naquele momento, só me veio à cabeça a pergunta que o obrigaria a provar-me aquela teoria, porém, antes mesmo de abrir a minha boca para levantar tal questão, ele, com uma rapidez de raciocínio que impressionava, começou a desfiar um rosário completo, anunciando a grande descoberta que seu irmão Tito Lívio Ferreira fizera desse tema e, inevitavelmente, como tudo estava documentado.

Eu, que admirava muito o historiador, passei então, após aquele almoço, a admirar o ser humano. O homem que lutava pela verdade histórica. Que queria ver todas as escolas a ensinarem, com fidelidade, os grandiosos factos históricos de um país impressionantemente belo e poderoso como o Brasil. Aquele ser, capaz de verter lágrimas, como aconteceu, quando nos contou do sofrimento dos que trabalharam na construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Aquele indivíduo que fez de uma simples refeição entre amigos um manifesto pela pátria, numa luta para salvar o património ecológico mais importante do mundo. Um homem impressionantemente culto.

Depois daquele dia fui reencontrá-lo numa conferência de António Soares Amora, na Academia Paulista de Letras. Sentamo-nos lado a lado e, antes de começar o evento, a nossa conversa percorreu uma série de caminhos literários, até que fomos interrompidos por minha querida amiga Lygia Fagundes Telles, que chegou entusiasmada com inúmeras novidades ligadas à Academia Brasileira de Letras, todas elas relacionadas com um pedido meu para que a Casa de Machado de Assis fizesse justiça e reconhecesse publicamente a arbitrariedade cometida para com o Poeta Martins Fontes, num passado remoto[1].

Às reuniões literárias fomos juntando o convívio salutar durante os almoços de confraternização entre academias e institutos de cultura, de que ele era um dos mentores, além da participação em inúmeros eventos que possuíam a literatura como ponto principal de discussão. Passamos, eu e Manoel Rodrigues Ferreira, a ter uma amizade forte, um laço cultural que unia duas gerações tão distantes uma da outra, separadas por cinquenta anos.

Agradeço-lhe tudo o que me ensinou. Todos os caminhos históricos, numa Casa de Historiadores como é o Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, que me ajudou a percorrer. Agradeço a sua palavra de incentivo e, às vezes de repreensão, exatamente como um professor deve fazer a um aluno novato. Agradeço-lhe por ter-me apresentado a Mécia, sua filha, minha grande amiga e, com o passar dos anos: irmã.

Quando ocorreu a morte de Manoel Rodrigues Ferreira senti-me profundamente triste, não apenas pelo óbvio que cerca o sentimento de perda, mas por estar neste meu exílio involuntário, distante da minha pátria e dos meus amigos de tantos anos, que me ajudaram nesta caminhada, lenta, porém, progressiva, pelas letras. Uma distância que impediu a despedida final, o agradecimento por tudo o que me ensinou. Distância essa que me impossibilitou de oferecer à minha querida irmã o ombro tão necessário nesse momento. E que obstou-me de consagrar o fraterno abraço de amizade a todos aqueles que connosco conviveram durante tantos e tão bons anos, numa São Paulo fascinante, por sua grandeza física e por sua pujança histórica.

Ser Paulista

         Ser Paulista! É ser grande no passado!
                         E ainda maior nas glórias do presente!
                         É ser a imagem do Brasil sonhado,
                         E, ao mesmo tempo, do Brasil nascente!

                         Ser Paulista! É morrer sacrificado
                         Por nossa Terra e pela nossa Gente!
                         É ter dó da fraqueza do soldado,
                         Tendo horror à filáucia do tenente.

                         Ser Paulista! É rezar pelo Evangelho
                         De Ruy Barbosa, o Sacrossanto Velho,
                         Civilista imortal da nossa fé!

                         Ser Paulista! – Em brasão e em pergaminho,
                         É ser traído e pelejar sozinho,
                         É ser vencido, mas cair de pé!”[2]


*


[1] Ainda aguardamos que a justiça seja feita.
[2] Martins Fontes, José. Paulistânia. 1ªed. São Paulo, Elvino Pocai, 1934, p.53.

Comentários

Unknown disse…
Admirável a competência dos irmãos Tito Lívio e Manoel Rodrigues Ferreira. Li por enquanto apenas "A Maçonaria na Independência Brasileira" e "Portugal no Brasil e no Mundo", mas já encomendei mais 10 livros.
Li a autobiobibliografia de Manoel Rodrigues Ferreira e relatos de sua filha Mécia Rodrigues Ferreira.
O Brasil perde ao deixar de publicar suas obras, algumas inéditas.
Que Deus permita que suas obras sejam publicadas para o bem das futuras gerações.
Esclarecimentos importantes e revelações foram dada.
Obras didáticas apesar da complexidade do conteúdo.
Peço que os donos dos direitos autorais possam encontrar editores para publicação de todas as obras.

Wladimir Karasek Neto
Wkarasek@hotmail.com

Obrigado

Mensagens populares deste blogue

Um jardim para Carolina

Revolucionária e doce. O que mais posso dizer de ti, minha querida Carolina? Creio que poucos extravasaram tão bem, tão literariamente, tão poeticamente, as suas apoquentações políticas. Vivias num estado febricitante de transbordamento emocional, que o digam os teus textos – aflitos – sobre as questões sociais ou, no mais puro dos devaneios sentimentais, as tuas observações sobre a música que te apaixonava. O teu perene estado de busca pelo – quase – inalcançável, fazia-nos compreender como pode ser importante a fortaleza de uma alma que não se verga a modismos ou a chamamentos fúteis vindos de seres pequenos. E por falar em alma, a tua era maior do que o teu corpo, por isso vivias a plenitude da insatisfação contínua. Esse espírito, um bom daemon , um excelente génio, que para os antigos gregos nada mais era do que a Eudaimonia , que tanto os carregava de felicidade, permitindo-lhes viver em harmonia com a natureza. Lembro-me de uma conversa ligeira, onde alinhava

Obrigado!

  Depois de, aproximadamente, seis anos de colaboração com o Jornal das Caldas, chegou o momento de uma mudança. Um autor que não se movimenta acaba por cair em lugares-comuns. O que não é bom para a saúde literária da própria criação. Repentinamente, após um telefonema recebido, vi-me impelido a aceitar um dos convites que tenho arrecadado ao longo do meu percurso. Em busca do melhor, o ser humano não pode, nem deve, estagnar. Avante, pois para a frente é o caminho, como se costuma dizer, já de modo tão gasto. Sim, estou de saída. Deixo para trás uma equipa de bons profissionais. Agradeço, a cada um, pelos anos de convívio e camaradagem. Os meus leitores não deverão sentir falta. Mas se por acaso isso vier a acontecer, brevemente, através das minhas redes sociais, saberão em que folha jornalística estarei. Por enquanto reservo-me à discrição, pois há detalhes que ainda estão a ser ultimados. A responsabilidade de quem escreve num jornal é enorme, especialmente quando se pr

O Declínio das Fábulas - I

  Em poucos dias, o primeiro volume do meu novo livro “O Declínio das Fábulas” chegará a todas as livrarias portuguesas. Esse tomo reúne uma série de temas que reverberam o meu pensamento nas áreas da cultura, da arquitetura, da mobilidade, etc. para uma cidade como Caldas da Rainha. O prefácio é de autoria da jornalista Joana Cavaco que, com uma sensibilidade impressionante, timbra, assim, o que tem constituído o trabalho deste que vos escreve. Nele, há trechos que me comoveram francamente. Outros são mais técnicos, contudo exteriorizam um imenso conhecimento daquilo que venho produzindo, por exemplo: “É essa mesma cidade ideal a que, pelo seu prolífico trabalho, tem procurado erguer, nos vários locais por onde tem passado, seja a nível cultural ou político. Autor de extensa obra, que inclui mais de sessenta livros (a maior parte por publicar) e um sem fim de artigos publicados em jornais portugueses e brasileiros, revistas de institutos científicos e centros de estudos, entre o