Avançar para o conteúdo principal

Hermínio Maçãs: O Idealista Erudito



Em março de 1974, um homem de porte atlético, galantemente vestido com uma impecável farda branca, abraça-me à minha chegada ao aeroporto de Luanda, Angola.
 
O mesmo homem que nove anos antes fora testemunha do meu batizado, e eu, pequeno e inconsciente rebento, naquele mesmo dia, o fui do seu casamento, em Santos, Brasil.
 
Quando, na terra de José Malhoa, às 10:15 horas, do dia 18 de setembro de 2013, o coração desse homem decide encerrar a sua jornada na Terra, termina também ali o percurso de uma vida repleta de Honestidade, Idealismo e Perdão.
 
Hermínio Maçãs foi um Puro! Todo o seu percurso, nos campos profissional e pessoal foi recheado de loas à vida e de ajuda ao próximo.
 
Formado em Filosofia, em 1958, aquele jovem seminarista aproveitara bem todo o seu trajeto estudantil na adolescência, dedicando-se também à Música Erudita e ao Latim. Assim, quando entra na Faculdade de Direito de Lisboa no ano de 1961 era já um rapaz respeitado e admirado pelos seus pares.
 
Em 1962, porém, esse percurso fora interrompido, devido à sua participação na Greve Académica daquele ano. Em fevereiro, o Governo proíbe, uma vez mais, as comemorações do Dia do Estudante, provocando a ira dos estudantes, que, de imediato, tomam de assalto a cantina universitária. Quando, a Academia de Lisboa realiza a greve de protesto, os estudantes de Coimbra solidarizam-se, tornando assim o acontecimento num evento de proporção nacional. A polícia entra, com muita violência, em choque com os estudantes em Lisboa. Como resultado de toda a contenda, ocorre a demissão do reitor Marcello Caetano (que era também professor de Hermínio Maçãs) e é decretado luto académico em Lisboa e Coimbra. Em junho daquele ano, todos os estudantes que participaram dos conflitos foram repreendidos. Hermínio Maçãs foi expulso.
 
O Ministério do Exército não foi complacente e antecipou a chamada do jovem, colocando-o como Oficial miliciano em Mafra, depois na Ilha Terceira, nos Açores, posteriormente em Santa Margarida e, por fim, assumindo grandes responsabilidades, é enviado para a Guiné Bissau. Quando lhe foi retirado o serviço militar obrigatório, ao fim de vários anos, voluntariou-se para o Regimento de Infantaria nº 5, em Caldas da Rainha e, ao término, aceitou realizar uma Comissão de Serviço, em Luanda, no Quartel-General da Região Militar, até ao Dia da Independência de Angola.
 
Depois da estadia em África, seguiram-se sete anos de Brasil (1975-1982), em vida prática. Depois desta, retorna a Portugal, onde, entre outras atividades, reinicia o Curso de Direito, concluído em cinco anos.
 
Hermínio Maçãs doou muito de seu tempo a causas sociais e culturais, sempre de coração aberto e sem interesses. Chegou, inclusive, a exercer dois mandatos, pelo Partido Socialista, como presidente da Junta de Freguesia de Santo Onofre, em Caldas da Rainha (recusando vencimento mensal, dividindo-o pelos outros componentes da Junta), além de ter sido, no ano de 2001, candidato à presidência da Câmara Municipal da mesma cidade.
 
Foi um dedicado maestro de três grupos corais (sem auferir vencimento) e, por estar sempre próximo da religião católica, ajudou desinteressadamente, a organizar missas e inúmeras solenidades promovidas pelos católicos, por todo o concelho.
 
A 19 de setembro, um caudal humano o acompanhou à sua última morada. Com certeza, todos, ali estavam em retribuição pelo bem que dele receberam. Celebrava-se, portanto, a Amizade.
 
Quando, naquele derradeiro momento, coloquei em seu ombro a sua toga, deixei ali ficar também a possibilidade de voltar a ouvir os seus ensinamentos de Música e Latim, a sua crítica construtiva, o seu voto de confiança, e a sua objetividade e clareza perante o deslumbre que é a Vida.
 
Se um dia, após a minha morte, perguntarem quem fui, podem ter certeza que se dirá: “Era, com muito orgulho, sobrinho de Hermínio Maçãs”!

Comentários

Mira disse…
anjo de luz, Hermínio Maças tem muito orgulho no sobrinho Rui Calisto <3


Mila Calixto
Anónimo disse…
A magnifiência das palavras deste texto, dão vontade de ler sem parar todas as belas palavras deste Autor. Estranho, e curioso, é não haver comentários. Existir apenas um , de "Mira", que permite que assim outros também possam comentar. Bem -haja "Mira", por tornar fácil, o que neste blog é tão complicado: fazer um comentário! Certamente que Hermínio Maças, tem orgulho no sobrinho com toda a razão ! Parabéns pelo bonito texto.

Mensagens populares deste blogue

Um jardim para Carolina

Revolucionária e doce. O que mais posso dizer de ti, minha querida Carolina? Creio que poucos extravasaram tão bem, tão literariamente, tão poeticamente, as suas apoquentações políticas. Vivias num estado febricitante de transbordamento emocional, que o digam os teus textos – aflitos – sobre as questões sociais ou, no mais puro dos devaneios sentimentais, as tuas observações sobre a música que te apaixonava. O teu perene estado de busca pelo – quase – inalcançável, fazia-nos compreender como pode ser importante a fortaleza de uma alma que não se verga a modismos ou a chamamentos fúteis vindos de seres pequenos. E por falar em alma, a tua era maior do que o teu corpo, por isso vivias a plenitude da insatisfação contínua. Esse espírito, um bom daemon , um excelente génio, que para os antigos gregos nada mais era do que a Eudaimonia , que tanto os carregava de felicidade, permitindo-lhes viver em harmonia com a natureza. Lembro-me de uma conversa ligeira, onde alinhava

Obrigado!

  Depois de, aproximadamente, seis anos de colaboração com o Jornal das Caldas, chegou o momento de uma mudança. Um autor que não se movimenta acaba por cair em lugares-comuns. O que não é bom para a saúde literária da própria criação. Repentinamente, após um telefonema recebido, vi-me impelido a aceitar um dos convites que tenho arrecadado ao longo do meu percurso. Em busca do melhor, o ser humano não pode, nem deve, estagnar. Avante, pois para a frente é o caminho, como se costuma dizer, já de modo tão gasto. Sim, estou de saída. Deixo para trás uma equipa de bons profissionais. Agradeço, a cada um, pelos anos de convívio e camaradagem. Os meus leitores não deverão sentir falta. Mas se por acaso isso vier a acontecer, brevemente, através das minhas redes sociais, saberão em que folha jornalística estarei. Por enquanto reservo-me à discrição, pois há detalhes que ainda estão a ser ultimados. A responsabilidade de quem escreve num jornal é enorme, especialmente quando se pr

O Declínio das Fábulas - I

  Em poucos dias, o primeiro volume do meu novo livro “O Declínio das Fábulas” chegará a todas as livrarias portuguesas. Esse tomo reúne uma série de temas que reverberam o meu pensamento nas áreas da cultura, da arquitetura, da mobilidade, etc. para uma cidade como Caldas da Rainha. O prefácio é de autoria da jornalista Joana Cavaco que, com uma sensibilidade impressionante, timbra, assim, o que tem constituído o trabalho deste que vos escreve. Nele, há trechos que me comoveram francamente. Outros são mais técnicos, contudo exteriorizam um imenso conhecimento daquilo que venho produzindo, por exemplo: “É essa mesma cidade ideal a que, pelo seu prolífico trabalho, tem procurado erguer, nos vários locais por onde tem passado, seja a nível cultural ou político. Autor de extensa obra, que inclui mais de sessenta livros (a maior parte por publicar) e um sem fim de artigos publicados em jornais portugueses e brasileiros, revistas de institutos científicos e centros de estudos, entre o