Avançar para o conteúdo principal

CONTADORES DE HISTÓRIAS

CONTADORES DE HISTÓRIAS NA “CASA DAS ARTES DA RAINHA”

ACasa das Artes da Rainha” abriu ao público a 9 de Abril deste ano, na cidade das Caldas da Rainha, com um conceito comercial inovador onde misturou livros com outras artes, como é o caso de cerâmicas, carteiras e bijutaria de autor, peças de roupa de design exclusivo, vinhos etc.

Apesar dessa mistura artística, o que predomina naquele local são os livros. Isso porque os proprietários do referido espaço comercial são também proprietários das editoras Caminho da Águas e Martins Fontes – Portugal. Mas, os livros ali à venda não são apenas os pertencentes àquelas duas editoras, apesar de ser essa a ideia inicial acabou por ser posta de lado, pois os responsáveis por aquele empreendimento têm recebido solicitações constantes no sentido de voltarem a representar outras editoras.

Dessa forma já se encontram à venda na “Casa das Artes da Rainha” livros de várias editoras, com destaque para as do Grupo Leya e Grupo Konsoante.

Assim, no sentido de dar a conhecer as novas valências daquele espaço, a “Casa das Artes da Rainha” convida a todos os caldenses para, no próximo Sábado dia 25 de Setembro, participarem de duas actividades: a abertura da Feira do Livro (com descontos entre 10 e 50%) e “O Contador de Histórias”

A loja abre às 10 horas com a Feira do Livro e às 11 horas receberemos uma Contadora de Histórias muito especial, que vai animar a criançada.

A “Casa das Artes da Rainha” endereçou um convite a vários professores da região no sentido de, fora dos muros da escola, atraírem os mais pequenos para a leitura.

A primeira Contadora de Histórias que aCasa das Artes da Rainha” tem o prazer de apresentar é a professora Hélia Jacob.

Hélia Jacob é professora bibliotecária na escola EB1 Bairro da Ponte há dez anos. Acumulou funções de coordenadora bibliotecária, durante três anos, na escola do Bairro dos Arneiros. Trata-se, pois, de uma pessoa com grande experiencia a desenvolver actividades literárias junto dos mais pequenos. Bem como, a desenvolver todo um trabalho pedagógico e de coordenação, com os alunos, virado para a leitura e para a escrita. Durante os dez anos em que exerceu funções como professora bibliotecária organizou inúmeras feiras do livro, encontros com escritores e ilustradores, exposições temáticas e eventos ligados à poesia. Por diversas vezes realizou, nas bibliotecas a que esteve ligada, “A Hora do Conto”, onde lia histórias aos alunos das várias turmas.

A professora Hélia Jacob está, desde Setembro de 2010, destacada na Associação Pato, onde faz a ligação entre as escolas, nos seus vários graus de ensino, e a defesa do ambiente. A Associação Pato, que se dedica essencialmente à educação ambiental, é responsável pelo Paul de Tornada.

Na “Casa das Artes da Rainha” outros Contadores de Histórias se seguirão à professora Hélia Jacob pois, TODOS os Sábados pela manhã, a partir deste 25 de Setembro, inclusive, teremos essa actividade, fazendo com que os mais pequenos e seus pais possam entrar na magia dos contos infantis, pela voz de professores experientes.

A “Casa das Artes da Rainha” está situada em Caldas da Rainha na Rua do Sacramento, n.º 32 B.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Um jardim para Carolina

Revolucionária e doce. O que mais posso dizer de ti, minha querida Carolina? Creio que poucos extravasaram tão bem, tão literariamente, tão poeticamente, as suas apoquentações políticas. Vivias num estado febricitante de transbordamento emocional, que o digam os teus textos – aflitos – sobre as questões sociais ou, no mais puro dos devaneios sentimentais, as tuas observações sobre a música que te apaixonava. O teu perene estado de busca pelo – quase – inalcançável, fazia-nos compreender como pode ser importante a fortaleza de uma alma que não se verga a modismos ou a chamamentos fúteis vindos de seres pequenos. E por falar em alma, a tua era maior do que o teu corpo, por isso vivias a plenitude da insatisfação contínua. Esse espírito, um bom daemon , um excelente génio, que para os antigos gregos nada mais era do que a Eudaimonia , que tanto os carregava de felicidade, permitindo-lhes viver em harmonia com a natureza. Lembro-me de uma conversa ligeira, onde alinhava

Obrigado!

  Depois de, aproximadamente, seis anos de colaboração com o Jornal das Caldas, chegou o momento de uma mudança. Um autor que não se movimenta acaba por cair em lugares-comuns. O que não é bom para a saúde literária da própria criação. Repentinamente, após um telefonema recebido, vi-me impelido a aceitar um dos convites que tenho arrecadado ao longo do meu percurso. Em busca do melhor, o ser humano não pode, nem deve, estagnar. Avante, pois para a frente é o caminho, como se costuma dizer, já de modo tão gasto. Sim, estou de saída. Deixo para trás uma equipa de bons profissionais. Agradeço, a cada um, pelos anos de convívio e camaradagem. Os meus leitores não deverão sentir falta. Mas se por acaso isso vier a acontecer, brevemente, através das minhas redes sociais, saberão em que folha jornalística estarei. Por enquanto reservo-me à discrição, pois há detalhes que ainda estão a ser ultimados. A responsabilidade de quem escreve num jornal é enorme, especialmente quando se pr

O Declínio das Fábulas - I

  Em poucos dias, o primeiro volume do meu novo livro “O Declínio das Fábulas” chegará a todas as livrarias portuguesas. Esse tomo reúne uma série de temas que reverberam o meu pensamento nas áreas da cultura, da arquitetura, da mobilidade, etc. para uma cidade como Caldas da Rainha. O prefácio é de autoria da jornalista Joana Cavaco que, com uma sensibilidade impressionante, timbra, assim, o que tem constituído o trabalho deste que vos escreve. Nele, há trechos que me comoveram francamente. Outros são mais técnicos, contudo exteriorizam um imenso conhecimento daquilo que venho produzindo, por exemplo: “É essa mesma cidade ideal a que, pelo seu prolífico trabalho, tem procurado erguer, nos vários locais por onde tem passado, seja a nível cultural ou político. Autor de extensa obra, que inclui mais de sessenta livros (a maior parte por publicar) e um sem fim de artigos publicados em jornais portugueses e brasileiros, revistas de institutos científicos e centros de estudos, entre o