Avançar para o conteúdo principal

O espectro político e a política sincrética


Caldas da Rainha é uma cidade peculiar, no que trata ao seu espectro político, pois a maioria da sua população possui uma pouco recomendável consciência política.

De concordância com a essência mais elementar de Esquerda e Direita, o óbvio seria colocar o comunismo e o socialismo na primeira, e o liberalismo e o conservadorismo na segunda, porém, não é bem assim que isso ocorre.

Muitas vezes assusto-me com determinadas posições (populares) na política local, isso possui uma explicação simples: Falta de conhecimento político. O pior é que essa situação acaba por refletir-se partidariamente.

Um exemplo disso: Em meados de junho escutei um fraseado sinistro, saído da boca de um líder de um partido de Esquerda, a defender uma posição praticamente colada à Extrema-Direita. Uma perfeita demonstração de ignorância histórico-política, encostada ao mais feroz liberalismo clássico da escola austríaca.

Muito antes de se desejar liderar um partido político, é imperioso que se perceba onde o mesmo está situado sociologicamente, qual a sua essência, a sua história, e o seu modo de defender as causas mais importantes.

Nos tempos que correm, o conceito de Esquerda e Direita não é muito vincado, principalmente porque a ganância pelo poder e pela posição social se sobrepõem a qualquer ideal ou ideologia. É necessário definir o debate político, partindo de um princípio relacionado com as necessidades da população em geral, considerando, sempre, o contexto da luta social, em equilíbrio com a escala plutocrata.

Pratica-se, nas Caldas da Rainha, uma política Sincrética, e não uma política Esquerda-Direita. Muitos dirão que isso é bom. Na minha ótica não é, pois é fruto da ignorância e não do estudo. Essa política Sincrética é perigosa pois aumenta o grau de populismo, fazendo com que o elemento que quer subir rapidamente na carreira política distribua, fartamente, abraços aos idosos e beijinhos às crianças, tudo regado a um palavreado carregado de adjetivos bacocos. Uma perfeita demonstração de desequilíbrio, no conjunto das ideias, no pensamento, na doutrina e, até, na conspeção de mundo. Essa carga de suposta neutralidade leva, sempre, ao engodo, por parte do eleitor, além de enfraquecer a Democracia.

É muito fácil perceber quando um indivíduo é um político sincrético, basta observá-lo no momento em que responde a questões delicadas, por exemplo, a tourada. A sua resposta será, inevitavelmente, de acordo com a plateia que está à sua frente, pois, o seu único intuito é o da reconciliação, do aproximar dos corações ao seu, através da aceitação (ou da negação), num espectro amplamente divergente.

Um político sincrético é perigoso, pois ele tanto pode apoiar causas sociais de grande importância, como extremismos fascistas (infelizmente, na maioria dos casos, é a segunda que costuma vingar, vejam o exemplo da carga maciça de apoiantes de Franco, na Espanha, de Mussolini na Itália e de Hitler na Alemanha), porque é um ser que camufla a realidade, investindo na falsa consciência enquanto ideologia, dando importância apenas ao status quo, se este se refletir em posição social e lucro financeiro para si.

Em Caldas da Rainha, para diminuir a possibilidade de surgimento do político sincrético, é necessário esclarecer a população - principalmente a juventude – explicando do modo mais elementar o que é a Esquerda (comunismo e socialismo) e o que é a Direita (liberalismo e conservadorismo), assim, quem sabe, o futuro possa ser banhado por muita água termal e muita cultura.

*


[1] CALISTO, Rui. “O espectro político e a política sincrética”. In.: Jornal das Caldas. Caldas da Rainha, ano XXVII, nº 1372, 22 de agosto de 2018, Escaparate, Opinião, p.29.

Comentários

Maria Oliveira disse…
Textos para refletir sem dúvida!

Mensagens populares deste blogue

Um jardim para Carolina

Revolucionária e doce. O que mais posso dizer de ti, minha querida Carolina? Creio que poucos extravasaram tão bem, tão literariamente, tão poeticamente, as suas apoquentações políticas. Vivias num estado febricitante de transbordamento emocional, que o digam os teus textos – aflitos – sobre as questões sociais ou, no mais puro dos devaneios sentimentais, as tuas observações sobre a música que te apaixonava. O teu perene estado de busca pelo – quase – inalcançável, fazia-nos compreender como pode ser importante a fortaleza de uma alma que não se verga a modismos ou a chamamentos fúteis vindos de seres pequenos. E por falar em alma, a tua era maior do que o teu corpo, por isso vivias a plenitude da insatisfação contínua. Esse espírito, um bom daemon , um excelente génio, que para os antigos gregos nada mais era do que a Eudaimonia , que tanto os carregava de felicidade, permitindo-lhes viver em harmonia com a natureza. Lembro-me de uma conversa ligeira, onde alinhava

Obrigado!

  Depois de, aproximadamente, seis anos de colaboração com o Jornal das Caldas, chegou o momento de uma mudança. Um autor que não se movimenta acaba por cair em lugares-comuns. O que não é bom para a saúde literária da própria criação. Repentinamente, após um telefonema recebido, vi-me impelido a aceitar um dos convites que tenho arrecadado ao longo do meu percurso. Em busca do melhor, o ser humano não pode, nem deve, estagnar. Avante, pois para a frente é o caminho, como se costuma dizer, já de modo tão gasto. Sim, estou de saída. Deixo para trás uma equipa de bons profissionais. Agradeço, a cada um, pelos anos de convívio e camaradagem. Os meus leitores não deverão sentir falta. Mas se por acaso isso vier a acontecer, brevemente, através das minhas redes sociais, saberão em que folha jornalística estarei. Por enquanto reservo-me à discrição, pois há detalhes que ainda estão a ser ultimados. A responsabilidade de quem escreve num jornal é enorme, especialmente quando se pr

O Declínio das Fábulas - I

  Em poucos dias, o primeiro volume do meu novo livro “O Declínio das Fábulas” chegará a todas as livrarias portuguesas. Esse tomo reúne uma série de temas que reverberam o meu pensamento nas áreas da cultura, da arquitetura, da mobilidade, etc. para uma cidade como Caldas da Rainha. O prefácio é de autoria da jornalista Joana Cavaco que, com uma sensibilidade impressionante, timbra, assim, o que tem constituído o trabalho deste que vos escreve. Nele, há trechos que me comoveram francamente. Outros são mais técnicos, contudo exteriorizam um imenso conhecimento daquilo que venho produzindo, por exemplo: “É essa mesma cidade ideal a que, pelo seu prolífico trabalho, tem procurado erguer, nos vários locais por onde tem passado, seja a nível cultural ou político. Autor de extensa obra, que inclui mais de sessenta livros (a maior parte por publicar) e um sem fim de artigos publicados em jornais portugueses e brasileiros, revistas de institutos científicos e centros de estudos, entre o