Avançar para o conteúdo principal

Por um Cinema de Arte



Gostaria de ver em Caldas da Rainha um autêntico Cinema de Arte. Uma sala onde fossem exibidas produções que se diferenciassem do sistema narrativo costumado do cinema estadunidense, conhecido como cinema industrial.

Sei que o CCC (Centro Cultural e de Congressos) de vez em quando realiza exibições nesse sentido, porém, ainda é pouco. Caldas da Rainha deveria possuir um espaço idêntico à Cinemateca de Lisboa, onde, diariamente, estivessem disponíveis mostras cinematográficas experimentais ou, se preferirem, de “vanguarda”.

Se este concelho possuísse uma sala com essa valência, poderia, agora, por exemplo, realizar uma mostra acerca da obra do recém-falecido Bernardo Bertolucci (1941-2018), cuja espetacular filmografia caminha entre os anos de 1962 e 2012, ou seja, 50 anos de bom cinema, divididos em vinte películas, que vão do extremo do cinema de arte até ao cinema comercial (mas, neste caso, com uma qualidade excecional. Vejam o exemplo de: “Último Tango em Paris”, “O Último Imperador” e “O Pequeno Buda”).

A existência de uma sala onde fosse possível realizar exibições com o que de melhor se faz na sétima arte permitir-nos-ia perscrutar, também, o génio de Ingmar Bergman (1918-2007), Roberto Rossellini (1906-1977), Michelangelo Antonioni (1912-2007), Robert Bresson (1901-1999), Jacques Tati (1907-1982), Glauber Rocha (1939-1981), Nelson Pereira dos Santos (1928-2018), Héctor Babenco (1946-2016), Anselmo Duarte (1920-2009), David Griffith (1875-1948), entre tantos outros.

Parece-me, inclusive, que a Cinemateca de Lisboa poderia ser o parceiro ideal, para termos um repertório de grande qualidade, que permitiria - a todos - que se desenvolvesse uma crítica cinematográfica consistente. Coisa rara nos dias que correm, por culpa dos “fast-food” que somos obrigados a engolir.

Não me incomoda a exibição dos “filmes de plástico” nas salas que possuímos, porém, creio, devemos ter uma opção de sala, para exibições de películas “com outra extirpe”.

Algumas pessoas dirão que um Cinema de Arte nas Caldas da Rainha não duraria muito, porque não teria público. Sinto muito por contrariá-los, pois, o público conquista-se e educa-se.

Quando, em Paris, no ano de 1895, os irmãos Lumiére inventaram o Animatógrafo disseram, também, que as pessoas deveriam aproveitar rapidamente a novidade, pois, esta não resistiria ao tempo. Em 1907, em Lisboa, os fundadores do Animatógrafo do Rossio (a primeira sala de cinema do país), os irmãos Ernesto Cardoso Correia e Joaquim Cardoso, afirmaram o mesmo. Todos, como se percebe, enganaram-se, o cinema aí está, forte e vigoroso. Em alguns países apenas com o tal “fast-food”, em outros, felizmente, com incentivos e investimentos em cinema de qualidade.

No “Manifesto da Sétima Arte”, o teórico e crítico italiano Ricciotto Canudo (1877-1923) destacou “a sua preocupação teórica sobre a realidade do cinema e suas possibilidades em um futuro de maior evolução técnica” e definiu, ali, “o cinema como uma arte, a sétima, na qual se resumem as demais artes”. Para ele, “com o cinema nascia a “arte total”, “a plástica em movimento”, “a alma da modernidade”, já que reunia e conciliava na sua linguagem e expressão a dimensão plástica” das outras artes.

O que Ricciotto Canudo não esperava é que a sétima arte, fosse afastando a Arte do cinema.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Um jardim para Carolina

Revolucionária e doce. O que mais posso dizer de ti, minha querida Carolina? Creio que poucos extravasaram tão bem, tão literariamente, tão poeticamente, as suas apoquentações políticas. Vivias num estado febricitante de transbordamento emocional, que o digam os teus textos – aflitos – sobre as questões sociais ou, no mais puro dos devaneios sentimentais, as tuas observações sobre a música que te apaixonava. O teu perene estado de busca pelo – quase – inalcançável, fazia-nos compreender como pode ser importante a fortaleza de uma alma que não se verga a modismos ou a chamamentos fúteis vindos de seres pequenos. E por falar em alma, a tua era maior do que o teu corpo, por isso vivias a plenitude da insatisfação contínua. Esse espírito, um bom daemon , um excelente génio, que para os antigos gregos nada mais era do que a Eudaimonia , que tanto os carregava de felicidade, permitindo-lhes viver em harmonia com a natureza. Lembro-me de uma conversa ligeira, onde alinhava

Obrigado!

  Depois de, aproximadamente, seis anos de colaboração com o Jornal das Caldas, chegou o momento de uma mudança. Um autor que não se movimenta acaba por cair em lugares-comuns. O que não é bom para a saúde literária da própria criação. Repentinamente, após um telefonema recebido, vi-me impelido a aceitar um dos convites que tenho arrecadado ao longo do meu percurso. Em busca do melhor, o ser humano não pode, nem deve, estagnar. Avante, pois para a frente é o caminho, como se costuma dizer, já de modo tão gasto. Sim, estou de saída. Deixo para trás uma equipa de bons profissionais. Agradeço, a cada um, pelos anos de convívio e camaradagem. Os meus leitores não deverão sentir falta. Mas se por acaso isso vier a acontecer, brevemente, através das minhas redes sociais, saberão em que folha jornalística estarei. Por enquanto reservo-me à discrição, pois há detalhes que ainda estão a ser ultimados. A responsabilidade de quem escreve num jornal é enorme, especialmente quando se pr

O Declínio das Fábulas - I

  Em poucos dias, o primeiro volume do meu novo livro “O Declínio das Fábulas” chegará a todas as livrarias portuguesas. Esse tomo reúne uma série de temas que reverberam o meu pensamento nas áreas da cultura, da arquitetura, da mobilidade, etc. para uma cidade como Caldas da Rainha. O prefácio é de autoria da jornalista Joana Cavaco que, com uma sensibilidade impressionante, timbra, assim, o que tem constituído o trabalho deste que vos escreve. Nele, há trechos que me comoveram francamente. Outros são mais técnicos, contudo exteriorizam um imenso conhecimento daquilo que venho produzindo, por exemplo: “É essa mesma cidade ideal a que, pelo seu prolífico trabalho, tem procurado erguer, nos vários locais por onde tem passado, seja a nível cultural ou político. Autor de extensa obra, que inclui mais de sessenta livros (a maior parte por publicar) e um sem fim de artigos publicados em jornais portugueses e brasileiros, revistas de institutos científicos e centros de estudos, entre o