Avançar para o conteúdo principal

Ouvindo Beethoven




Ouço o aroma do teu espírito. Porém, a primeira vez que te divisei, meu Deus, foi em 1973, quando o meu avô Manuel me levou a casa de um amigo, em Santos. Recordo-me desse momento como se fosse exatamente agora, passo a passo, palavra a palavra. Cerro os olhos, por instantes, e consigo ver a capa daquele vinil.

A Quinta! Quando os acordes invadiram os silenciosos minutos que nos indicavam surpresas, juro, arrebentou-se-me a Razão, estilhaçada, em migalhas. Nunca, até ali, naqueles meus oito anos de vida, tivera certezas do porquê existir.

Tantas foram as águas que passaram por entre as pedras do meu rio, uma infinitude excelsa de emoções auditivas, porém, nada se compara àquele momento, secundado por um coro de anjos, amparado por um deslumbrante sol que se apresentava por entre batentes. O eco da voz do meu bem-aventurado predecessor dizia-me, melodiosamente, de que fibra eras feito, de que útero provinhas, que Sol te beijava as mãos.

Os metais, ah… Os metais. Os sopros. O impacto estrutural de cada movimento fez-me sentir vontade de voar, qual anser indicus sobre as nuvens. É uma obra admirável em todos os gabaritos. A Sinfonia nº 5 em Dó menor Op. 67, também conhecida como Sinfonia do Destino, ou A Quinta, é uma composição vaticinadora, um instante irrepreensível na História da Música.

Os três primeiros andamentos são arranjados para um arquétipo instrumental que nos remete a outros compositores, creio que, assim feito, em tom de homenagem, porém, é no final do terceiro andamento que Beethoven deixa declinar lentamente a tessitura até estabelecer um encadeamento que beira a música de câmara, onde, subliminarmente, vai reduzindo toda a trama, até surgir, impavidamente apenas um fio condutor, que raia a loucura do soberbo. Obrigando a Obra a sustentar um quarto andamento que nos atinge com uma extensão próxima à sinfónica. Nesse instante, percebemos a magia do acrescento de cinco instrumentos, que criam um tecido sónico esplêndido, fazendo-nos sentir a divindade do compositor.

Três trombones, um contrafagote e um flautim transformam-se na alma da composição, oferecendo-nos um corte com o lugar-comum, iniciando, assim, a grande reviravolta na História da Música.

A Sinfonia nº 5 em Dó menor Op. 67 (a Sinfonia do Destino, ou A Quinta) é, com certeza, uma das composições mais conhecidas e executadas de todo o repertório da música erudita, uma Obra composta em tonalidade menor, possuindo uma conformidade orquestral exemplar.

Quatro movimentos que se exprimem através de uma consonância entre todos os naipes, conseguindo, ao mesmo tempo, ser um modelo de variação.

Passamos de um estado de tensão, causado, principalmente, pelas cordas, rasgando os céus, num dramatismo acentuadíssimo, para uma extensa solenidade, quase em cadência lutuosa, arriscando sonâncias de alta excelência e comoção, até escarrapacharmos a nossa emotividade, nos dois últimos movimentos, que se exprimem através de um grande hino ao júbilo e ao esplendor.

Alguns estudiosos defendem que Ludwig van Beethoven (1770-1827) se insuflou, na conceção da extinção da vida humana, com a escuridão do fim a aproximar-se de cada ser, numa passada lépida, fazendo com que uma catadupa de emoções e desesperos tomassem conta de cada um de nós, ao percebermos a vida a esvair-se. Creio, que é a maior, e melhor, ode à morte que alguém poderia escrever. Superior, infindáveis vezes, ao melhor dos réquiens.

Será, essa composição, uma consideração sobre o estado perecível do ser humano? Se o for, com certeza, ao mesmo tempo, afirma-nos que, embora sendo fátua, a nossa vida é um assombro.

Em 2020, a Humanidade deverá focar-se na comemoração dos 250 anos de Beethoven, para isso, já existe uma programação, em diversos países, principalmente na meca da Música Erudita, a Alemanha.

Consta que a Beethovenfest, em Bonn, repartirá centenas de concertos entre a primavera e o outono (calendário europeu).

Para ilustrar a magnitude da comemoração, a Sociedade BTHVN, fará a promoção de 250 eventos, cujo tema será, obviamente, Beethoven. Serão 30 milhões de Euros disponíveis, revertidos, na íntegra, para a grande celebração.

A Sinfonia nº 5 em Dó menor Op. 67 (a Sinfonia do Destino, ou A Quinta) estará, certamente, em muitas salas, não só da Alemanha, e eu, com certeza, não perderei a oportunidade de adentrar alguma, levando comigo, em pensamento, o meu querido avô Manuel, bem como aquele seu bom amigo, culpados pela conversão de uma alma.

Comentários

Unknown disse…
Que forma maravilhosa de fazer com que vá de imediato ouvir a QUINTA! Obrigada. Beijinhos!
luisa margarida disse…
ESPERO Q A GULBENKIAN FAÇA JUS A ESTE GRANDE COMPOSITOR!
Unknown disse…
Perfeito! Viagem numa sintonia na perfeita harmonia da tua dissertaçao da obra do genio

Mensagens populares deste blogue

Um jardim para Carolina

Revolucionária e doce. O que mais posso dizer de ti, minha querida Carolina? Creio que poucos extravasaram tão bem, tão literariamente, tão poeticamente, as suas apoquentações políticas. Vivias num estado febricitante de transbordamento emocional, que o digam os teus textos – aflitos – sobre as questões sociais ou, no mais puro dos devaneios sentimentais, as tuas observações sobre a música que te apaixonava. O teu perene estado de busca pelo – quase – inalcançável, fazia-nos compreender como pode ser importante a fortaleza de uma alma que não se verga a modismos ou a chamamentos fúteis vindos de seres pequenos. E por falar em alma, a tua era maior do que o teu corpo, por isso vivias a plenitude da insatisfação contínua. Esse espírito, um bom daemon , um excelente génio, que para os antigos gregos nada mais era do que a Eudaimonia , que tanto os carregava de felicidade, permitindo-lhes viver em harmonia com a natureza. Lembro-me de uma conversa ligeira, onde alinhava

Obrigado!

  Depois de, aproximadamente, seis anos de colaboração com o Jornal das Caldas, chegou o momento de uma mudança. Um autor que não se movimenta acaba por cair em lugares-comuns. O que não é bom para a saúde literária da própria criação. Repentinamente, após um telefonema recebido, vi-me impelido a aceitar um dos convites que tenho arrecadado ao longo do meu percurso. Em busca do melhor, o ser humano não pode, nem deve, estagnar. Avante, pois para a frente é o caminho, como se costuma dizer, já de modo tão gasto. Sim, estou de saída. Deixo para trás uma equipa de bons profissionais. Agradeço, a cada um, pelos anos de convívio e camaradagem. Os meus leitores não deverão sentir falta. Mas se por acaso isso vier a acontecer, brevemente, através das minhas redes sociais, saberão em que folha jornalística estarei. Por enquanto reservo-me à discrição, pois há detalhes que ainda estão a ser ultimados. A responsabilidade de quem escreve num jornal é enorme, especialmente quando se pr

O Declínio das Fábulas - I

  Em poucos dias, o primeiro volume do meu novo livro “O Declínio das Fábulas” chegará a todas as livrarias portuguesas. Esse tomo reúne uma série de temas que reverberam o meu pensamento nas áreas da cultura, da arquitetura, da mobilidade, etc. para uma cidade como Caldas da Rainha. O prefácio é de autoria da jornalista Joana Cavaco que, com uma sensibilidade impressionante, timbra, assim, o que tem constituído o trabalho deste que vos escreve. Nele, há trechos que me comoveram francamente. Outros são mais técnicos, contudo exteriorizam um imenso conhecimento daquilo que venho produzindo, por exemplo: “É essa mesma cidade ideal a que, pelo seu prolífico trabalho, tem procurado erguer, nos vários locais por onde tem passado, seja a nível cultural ou político. Autor de extensa obra, que inclui mais de sessenta livros (a maior parte por publicar) e um sem fim de artigos publicados em jornais portugueses e brasileiros, revistas de institutos científicos e centros de estudos, entre o