Avançar para o conteúdo principal

Um recanto paradisíaco




Numa época muito remota, devo ter feito parte do imaginário obidense, tal é a identificação que sinto com aquela região.

Apesar de toda a minha família paterna ser dali originária, sinto que o que me liga à região é muito mais o que vivi em décadas passadas, do que aquilo que provém de consanguinidade.

Uma certa noite, corria o ano de 1985, na cidade do Rio de Janeiro, estava a dormir profundamente quando tenho um sonho singular.

Dias depois, recebo a visita de meu avô Manuel Calisto e, como era habitual, levei-o para almoçar na Confeitaria Colombo, um dos ícones do encanto do início do século XX, e da boa gastronomia carioca.

Ainda durante os acepipes, depois de falarmos sobre a família que estava em Portugal, a de Santos, etc., lembrei-me de lhe contar o meu sonho, por deveras curioso: Um jovem, com uma aparência modesta, de calças em tom acinzentado, camisa branca e sapatos castanhos, jazia sentado numa grande pedra, rodeada de inúmeros arbustos e árvores, e mirava, atentamente, um Castelo altaneiro.

O meu avô pousou os talheres, olhou-me fixamente, e pediu-me para repetir, mas, desta vez descrevendo a personagem. Com calma o fiz, “não esquecendo uma única vírgula”. Depois de alguns minutos, ainda com aquele olhar embebido em profundidade canónica, diz-me somente isto:

- Esse rapaz, sentado na pedra, é o meu pai. Acabaste de descrever uma situação que, em alguns domingos, especialmente na primavera, gostávamos de fazer. Sentar naquela pedra, depois de uma grande caminhada, beber muita água fresca, comer boa fruta da terra, e admirar o Castelo de Óbidos. Essa rotina trazia-nos a sensação de que fazíamos parte de algo muito grande. Fazendo-nos acreditar que a Terra poderia ser o próprio corpo de Deus.

Admirei-me, com tudo, principalmente pelo teor religioso da fala, pois o meu avô não era dado a revelações desse tipo. Fiquei surpreso, também, com o possível significado do sonho. A conversa, então, desenrolou-se, estendendo-se por elucidações minuciosas acerca do local onde a tal pedra assentava. Espontaneamente apostei num dos meus blocos de notas todas as descrições, além das possíveis referências para encontrar o local e, até, qual o melhor momento de um primaveril dia para ter a mesma sensação, a mesma energia que, aproximadamente sessenta anos antes, os aspergia.

Os anos passaram, dezasseis para ser mais exato. Numa “manhã de sol e bom humor” saí de Lisboa com o intuito de encontrar aquela pedra. Estacionei o automóvel num recanto com muita sombra, perto das muralhas do Castelo e, munido de boa água, muita fruta sumarenta, e excelente disposição para caminhar, iniciei um percurso de sonho. Na minha mente adormeciam emoções, entre elas, via, a espaços ternurentos, a imagem afetuosa do meu querido avô Manuel. Faltava ali a sua palavra canora, qual canto de pássaro, que, em primaveril instante, perfumasse o ambiente.

E caminhei durante horas. Admirei verdes recantos. Contemplei, de diversos pontos, o Castelo sobranceiro. Sonhei com passados remotos, com lutas medievais, com conquistas da realeza. Vislumbrei o meu bisavô Francisco, pai do meu avô Manuel, sentado algures, numa pedra enorme, a admirar o entorno e a percutir com o olhar naquelas muralhas maltratadas (sim, porque na sua época elas estavam muito danificadas).

Passei um dia maravilhoso. E, depois desse, tantas e tantas vezes ali regressei. Porém, para a “minha tristeza e o meu desconsolado outono”, nunca consegui ver a tal pedra. Alguns parentes dizem que deve ter sido implodida, outros acham que a natureza a deve ter coberto.

Se já não existe, culpo a ferocidade humana, pelo estrago. Se existe, e está “guardada” entre refolhos verdes, aguardo um sinal do Infinito, um indício que me permita subir a esse recanto paradisíaco, para ter a graça divina de admirar Óbidos, a nossa princesa do coração!

Comentários

Irineu disse…
Caro Rui, você descreveu exatamente o que senti e vi quando estive ai agora em fevereiro. É um lugar magnífico, místico e de muita energia. Um dos lugares mais bonitos que já visitei pelo mundo. O meu único desapontamento foi ao ver que transformaram o castelo principal em um hotel. Na minha opinião, particular, lugares como esses devem ser deixados originais e não transformados. Almoçamos uma bacalhoada muito saborosa em um dos restaurante dentro da cidadela. Sem falar do licor regional de Ginja. Realmente é um lugar inesquecível.

Mensagens populares deste blogue

Um jardim para Carolina

Revolucionária e doce. O que mais posso dizer de ti, minha querida Carolina? Creio que poucos extravasaram tão bem, tão literariamente, tão poeticamente, as suas apoquentações políticas. Vivias num estado febricitante de transbordamento emocional, que o digam os teus textos – aflitos – sobre as questões sociais ou, no mais puro dos devaneios sentimentais, as tuas observações sobre a música que te apaixonava. O teu perene estado de busca pelo – quase – inalcançável, fazia-nos compreender como pode ser importante a fortaleza de uma alma que não se verga a modismos ou a chamamentos fúteis vindos de seres pequenos. E por falar em alma, a tua era maior do que o teu corpo, por isso vivias a plenitude da insatisfação contínua. Esse espírito, um bom daemon , um excelente génio, que para os antigos gregos nada mais era do que a Eudaimonia , que tanto os carregava de felicidade, permitindo-lhes viver em harmonia com a natureza. Lembro-me de uma conversa ligeira, onde alinhava

Obrigado!

  Depois de, aproximadamente, seis anos de colaboração com o Jornal das Caldas, chegou o momento de uma mudança. Um autor que não se movimenta acaba por cair em lugares-comuns. O que não é bom para a saúde literária da própria criação. Repentinamente, após um telefonema recebido, vi-me impelido a aceitar um dos convites que tenho arrecadado ao longo do meu percurso. Em busca do melhor, o ser humano não pode, nem deve, estagnar. Avante, pois para a frente é o caminho, como se costuma dizer, já de modo tão gasto. Sim, estou de saída. Deixo para trás uma equipa de bons profissionais. Agradeço, a cada um, pelos anos de convívio e camaradagem. Os meus leitores não deverão sentir falta. Mas se por acaso isso vier a acontecer, brevemente, através das minhas redes sociais, saberão em que folha jornalística estarei. Por enquanto reservo-me à discrição, pois há detalhes que ainda estão a ser ultimados. A responsabilidade de quem escreve num jornal é enorme, especialmente quando se pr

O Declínio das Fábulas - I

  Em poucos dias, o primeiro volume do meu novo livro “O Declínio das Fábulas” chegará a todas as livrarias portuguesas. Esse tomo reúne uma série de temas que reverberam o meu pensamento nas áreas da cultura, da arquitetura, da mobilidade, etc. para uma cidade como Caldas da Rainha. O prefácio é de autoria da jornalista Joana Cavaco que, com uma sensibilidade impressionante, timbra, assim, o que tem constituído o trabalho deste que vos escreve. Nele, há trechos que me comoveram francamente. Outros são mais técnicos, contudo exteriorizam um imenso conhecimento daquilo que venho produzindo, por exemplo: “É essa mesma cidade ideal a que, pelo seu prolífico trabalho, tem procurado erguer, nos vários locais por onde tem passado, seja a nível cultural ou político. Autor de extensa obra, que inclui mais de sessenta livros (a maior parte por publicar) e um sem fim de artigos publicados em jornais portugueses e brasileiros, revistas de institutos científicos e centros de estudos, entre o