Avançar para o conteúdo principal

Trevas citadinas

 

É tarde. As ruas estão desertas, porém, há ruídos desagradáveis embalando o ambiente. Cicios vindos de lúgubres gargantas. Rumorinhos de insalubres agitações emocionais. Repentinamente uma ave estranha e anafada atravessa o ar, num voo rasante e desordeiro, como se pretendesse um fígado para alimento. Procurei o rochedo e não o vi. Prometheu não mora aqui.

Avanço por entre caminhos onde um dia existiu vida sã, talvez a mesma cultivada por Epimeteu e por seu irmão, porém a vista nada alcança, é breu o destino desta humanidade.

Desde o roubo do fogo dos Deuses que Zeus, enfurecido, castiga-nos. E nós, pequenos mortais, sem aceitar, com humildade, o erro, elevamos o olhar e ainda o desafiamos. Prometeu jaz acorrentado à velha montanha, e as ruas desta cidade, urbe castigada pelo tempo - e por atitudes políticas que a ferem mortalmente - vai esvaziando a possibilidade de dar abrigo a Hefesto. O futuro será vil nestas paragens.

Apresso o passo. Desejo aninhar os meus pensamentos entre os seios de Pandora. Refúgio. Tugúrio de liberdade e abrigo de dons.

Quanto mais veredas percorro, mais alto ouço os estrépitos desconfortáveis que cortam a atmosfera. Esta terra não é minha.

Para Nietzsche (1844-1900) “Zeus quis que os homens, por mais torturados que fossem pelos outros males, não rejeitassem a vida, mas continuassem a se deixar torturar. Para isso lhes deu a esperança: ela é na verdade o pior dos males, pois prolonga o suplício dos homens”.

O que ausculto, nada mais é do que o martírio pelo qual o ser humano está a passar. Ouvidos mais imprudentes poderiam pensar tratar-se de doces cantos de sereias. Desventurados, seriam devorados por elas.

Já não há guerreiros solertes, perspicazes e hábeis. Não há capazes para construir um cavalo, e abrigar nele os fortes. Não há sequer necessidade de grandes elucubrações mentais para obrigar a que os portões da cidade sejam abertos sem derramamento de sangue, pois não há portões, e, se os houvesse, estariam guardados por bailarinos políticos, cuja força é tão exígua quanto a sua coragem.

Ao vagar por estas ruas desertas, a esta hora da noite, noto a gritante falta de uma narrativa homérica. Não há heróis, também. O que me leva a refletir, mais uma vez, que esta não é a minha urbe.

Ao perpassar trajetos não encontro Penélopes a tecer, e destecer, tapetes. Há apenas, a horas novas, um esgrimir de línguas entre coscuvilhices, cujo resultado é sempre aberrativo, pois nunca reverbera verdades. São os novos tempos? Guerras de intrigas não são aprazíveis.

Entre passos, deixo o pensamento vagar na direção da minha padroeira. Somente ela pode tirar-me desta proximidade com as entranhas dos que guerreiam sem saber o motivo. Ulisses demorou vinte e sete anos a volver ao tabernáculo. Para mim já cessaram vinte e dois.

Que Nossa Senhora do Monte Serrat e Ulisses (Odisseu) nos protejam.

“Nenhum homem ou mulher, nascido covarde ou corajoso, pode evitar o seu destino”. (Homero, 928 a.C.-898 a.C.).

É reconfortante sentir necessidade de regressar a casa. É revigorante o bálsamo que é o sossego do lar.

Comentários

Anónimo disse…
G muito

Mensagens populares deste blogue

Um jardim para Carolina

Revolucionária e doce. O que mais posso dizer de ti, minha querida Carolina? Creio que poucos extravasaram tão bem, tão literariamente, tão poeticamente, as suas apoquentações políticas. Vivias num estado febricitante de transbordamento emocional, que o digam os teus textos – aflitos – sobre as questões sociais ou, no mais puro dos devaneios sentimentais, as tuas observações sobre a música que te apaixonava. O teu perene estado de busca pelo – quase – inalcançável, fazia-nos compreender como pode ser importante a fortaleza de uma alma que não se verga a modismos ou a chamamentos fúteis vindos de seres pequenos. E por falar em alma, a tua era maior do que o teu corpo, por isso vivias a plenitude da insatisfação contínua. Esse espírito, um bom daemon , um excelente génio, que para os antigos gregos nada mais era do que a Eudaimonia , que tanto os carregava de felicidade, permitindo-lhes viver em harmonia com a natureza. Lembro-me de uma conversa ligeira, onde alinhava

Obrigado!

  Depois de, aproximadamente, seis anos de colaboração com o Jornal das Caldas, chegou o momento de uma mudança. Um autor que não se movimenta acaba por cair em lugares-comuns. O que não é bom para a saúde literária da própria criação. Repentinamente, após um telefonema recebido, vi-me impelido a aceitar um dos convites que tenho arrecadado ao longo do meu percurso. Em busca do melhor, o ser humano não pode, nem deve, estagnar. Avante, pois para a frente é o caminho, como se costuma dizer, já de modo tão gasto. Sim, estou de saída. Deixo para trás uma equipa de bons profissionais. Agradeço, a cada um, pelos anos de convívio e camaradagem. Os meus leitores não deverão sentir falta. Mas se por acaso isso vier a acontecer, brevemente, através das minhas redes sociais, saberão em que folha jornalística estarei. Por enquanto reservo-me à discrição, pois há detalhes que ainda estão a ser ultimados. A responsabilidade de quem escreve num jornal é enorme, especialmente quando se pr

O Declínio das Fábulas - I

  Em poucos dias, o primeiro volume do meu novo livro “O Declínio das Fábulas” chegará a todas as livrarias portuguesas. Esse tomo reúne uma série de temas que reverberam o meu pensamento nas áreas da cultura, da arquitetura, da mobilidade, etc. para uma cidade como Caldas da Rainha. O prefácio é de autoria da jornalista Joana Cavaco que, com uma sensibilidade impressionante, timbra, assim, o que tem constituído o trabalho deste que vos escreve. Nele, há trechos que me comoveram francamente. Outros são mais técnicos, contudo exteriorizam um imenso conhecimento daquilo que venho produzindo, por exemplo: “É essa mesma cidade ideal a que, pelo seu prolífico trabalho, tem procurado erguer, nos vários locais por onde tem passado, seja a nível cultural ou político. Autor de extensa obra, que inclui mais de sessenta livros (a maior parte por publicar) e um sem fim de artigos publicados em jornais portugueses e brasileiros, revistas de institutos científicos e centros de estudos, entre o