Já há algum tempo que venho dedicando muitas horas à ficção, mais exatamente aos romances, não os de capa e espada, nem os lamechas, cheios de lugares comuns e pouca intensidade.
O meu caminho, enquanto romancista, passa por uma acentuada e cuidada investigação, para dar à história uma base sólida, onde as personagens e as ações possam deambular sem cair numa espécie de precipício literário.
Um romance bem estruturado dá ao leitor o tálamo confortável e prazeroso que, naturalmente, o fará “entrar na história”, e apaixonar-se por ela, ou, simplesmente, por alguma personagem.
Dos meus romances escritos, só um, por enquanto, está publicado, o “Espero por Ti em Luanda”. Uma parte da sua estrutura é ficcional, uma parcela das personagens são reais e todos os locais de ação existem.
Deixei, em determinadas partes, a imaginação criar asas e sobrevoar o meu planeta mental, creio que correu bem.
Se seguisse as ideias de Descartes ou Spinoza, não sairia da escrita concebível, tornando o romance numa sólida pedra racionalista, o que seria o mesmo que dizer que deixaria de ser um romance, pois faria cair a ficção.
Este símbolo caldense, identificado em todo o país, esteve irreconhecível por muitas semanas devido, como se sabe, à pandemia que assola o nosso planeta. Neste momento, felizmente, os vendedores, que são o rosto daquela exuberância, ali estão, novamente, a expor e a vender os seus produtos. Passada a força da borrasca, venho colocar-me em sentido, para reiniciar uma discussão, por mim encetada no dia 1 de março de 2018, aquando da apresentação da minha Proposta “ Instalação de um Céu de vidro na Praça da República”, na reunião da Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Caldas da Rainha – N. S. do Pópulo, Coto e São Gregório. Ora bem. Sabendo que é o mercado diário, no antigo Rossio, atual Praça da República (a badalada Praça da Fruta) que mantém viva aquela identidade, podendo, assim, trazer um bom volume de turistas a esta região, insisto, novamente, com aquele tipo de instauração, dizendo: Esse histórico local possui um importante tabuleiro em pedra e uma crónic...

Comentários
Enviar um comentário