Muito mais do que o baú de escritos, que mora ao lado de uma grande estante de livros, repousa em mim o cuidado pela existência da arca da minha memória.
Tenho uma facilidade enorme em enumerar os livros lidos e arquivados em minha memória biológica, será isso uma capacidade da reputação declarativa ou explícita? Será uma mais-valia do meu lobo temporal medial? O que me parece é que essa aptidão, no que toca à lembrança dos livros lidos, deve estar relacionada com a reminiscência semântica, inspirada pela base do conhecimento, inflada pelo trabalho e pelo estímulo. Serão, então, os livros lidos, os tijolos que erguem o meu Baú da Memória?
Estarei a construir uma fortaleza, inspirada na criatividade, excelsa extensão da minha própria condição humana?
O meu mundo, plasmado em Arte, é o meu reduto criativo, livrando minh’alma dos pactos, doutrinas e preceitos da sociedade. Tenho em mim uma enunciação criadora, consequência evidente da minha autonomia.
Muito mais do que o baú de escritos, que mora ao lado de uma grande estante de livros, vive em mim uma expressão geradora, conclusão inequívoca da minha Liberdade.
Existem amigos que, quando partem para os confins do Desconhecido, nos deixam uma lacuna na alma, difícil de preencher. Foi o caso do Faria de Abreu. O primeiro contacto que tive com ele foi em Coimbra, no ano de 2001, quando fui obrigado a levar o meu pai, em consulta oftalmológica, de urgência. Após aquele dia, travamos uma salutar amizade, com vários telefonemas em diversos períodos nos anos que se seguiram, e até inúmeras visitas aquando das minhas várias passagens pela Terra dos Estudantes. Os colegas diziam que ele era o melhor oftalmologista de Portugal, a Universidade de Coimbra tecia-lhe elogios e louvores, os pacientes – o meu pai incluído – diziam que ele era um médico respeitador e dedicado. Eu digo, simplesmente, que ele era uma figura humana sensível, logo, alguém que compreendia o valor da amizade. José Rui Faria de Abreu faleceu na manhã do dia 27 de novembro de 2012 no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra , aos 67 anos de idade,...
Comentários
Enviar um comentário