Avançar para o conteúdo principal

Impressões de 1907

 

Matthew entra na estação do Rossio, na mão direita o bilhete para Caldas da Rainha, na esquerda o volume “Notas de Viagem – Paris e a Exposição Universal (1878-1879)”, de Ramalho Ortigão. O seu intuito é, somente, o de rever a Vila, que é afamada graças às Termas e, quem sabe, aproveitar um pouco daquelas águas para debelar alguns incómodos respiratórios, reumáticos e músculoesqueléticos. O enredo do livro levara o seu pensamento a desejar a França, contudo, os seus parcos recursos não o autorizavam a tanto.

Quando ouviu o silvo da máquina, apressou-se a subir os pequenos degraus da carruagem e a acomodar-se confortavelmente. Quinze minutos depois percebeu que não conseguiria esquadrinhar o relato de Ramalho, a paisagem não o permitiria. Completamente envolvido pelas cores deixou-se entreter, imaginando como poderia fazer bem, aos seus pulmões, caminhar por aqueles campos. A brochura foi parar à algibeira. Os olhos passaram a perscrutar o entorno, completamente extasiados.

A visão à sua frente associou-se a uma certa revivescência mental sobre o Parque D. Carlos I. Lembrou-se, então, do engenheiro e arquiteto Rodrigo Berquó que ergueu seis belos pavilhões naquele recinto, com o intuito de ali instalar o Hospital Real (em homenagem a esse erudito monarca). Obra que alçaria o burgo caldense ao topo das mais afamadas estâncias termais europeias. Recordara-se, também, de uma alva discussão do célebre Berquó com o descomedido Rafael Bordalo Pinheiro, e de como se odiavam.

Subitamente, as retinas regressaram ao prazer do panorama. A viagem mostrava-se calma, o percurso era o melhor que se poderia ter para a época. Os caminhos de ferro em Portugal estavam num bom momento, o país era bem “cortado” e viajava-se entre extremidades com algum conforto e muita segurança. Sentiu vontade de agradecer a António Maria de Fontes Pereira de Melo, o criador do Ministério das Obras Públicas e grande impulsionador das ferrovias nacionais, contudo, limitou-se a observar o cenário, pois aquele visionário estava morto há muito.

A carruagem apresentava-se muito composta, esse meio de transporte era tão importante e concorrido quanto as vias romanas na Antiguidade.

De repente, embebido em recordações, lembra-se do gracejo que lera, em tempos algo remotos, num dos periódicos de Bordalo: “Foi assim que os Pontos nos ii, na pessoa do seu diretor – e apesar de vacinados – também foram atacados da epidemia, ao ponto de se permitirem jardinar no último domingo, aproveitando o gracioso convite para a experiência da linha férrea de Lisboa às Caldas da Rainha. E que formosa é essa linha! O aspecto dos túneis, a elegância das pontes, o pitoresco dos caminhos, um conjunto delicioso da arte e da natureza, e, sobretudo isto, a velocidade da jornada, que nos surpreende e nos encanta, mormente quando nos lembramos daquelas estropiadoras noitadas de Azambuja às Caldas, aos solavancos, aos boléus, às cambalhotas, moídos, picados, amassados, como se a nossa alma estivesse condenada a eternas penas e o nosso corpo destinado a uma travessa de croquetes (…) O povo das Caldas não mostrou positivamente um grande assombro à chegada do comboio; parece-nos até que já o vimos mais assombrado duma vez que chegava a diligência do Funileiro. Quem visse a indiferença com que aquele bom povo assistiu à aparição dum caminho-de-ferro entrando-lhe pela primeira vez portas adentro, ficaria para logo convencido de que esse bom povo nunca fizera outra coisa na sua vida senão ver entrar caminhos-de-ferro pela porta dentro. Parecia que, em vez de águas termais, aquele povo nunca tomara senão águas férreas.”

E, com o correr das reminiscências, alguns momentos de sonolência e o atropelo dos pensamentos, o simpático Matthew foi percebendo que estava a chegar ao destino.

O comboio silva. A paragem é lenta e lírica, com dezenas de senhoras a descer à gare e a exibirem os seus emplumados chapéus, e os senhores, esses, a baforar caros charutos e a conjeturar sobre o movimento, que é fatigante, porém, irá piorar, pois El-Rei D. Carlos I ainda não está em época de banhos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Um jardim para Carolina

Revolucionária e doce. O que mais posso dizer de ti, minha querida Carolina? Creio que poucos extravasaram tão bem, tão literariamente, tão poeticamente, as suas apoquentações políticas. Vivias num estado febricitante de transbordamento emocional, que o digam os teus textos – aflitos – sobre as questões sociais ou, no mais puro dos devaneios sentimentais, as tuas observações sobre a música que te apaixonava. O teu perene estado de busca pelo – quase – inalcançável, fazia-nos compreender como pode ser importante a fortaleza de uma alma que não se verga a modismos ou a chamamentos fúteis vindos de seres pequenos. E por falar em alma, a tua era maior do que o teu corpo, por isso vivias a plenitude da insatisfação contínua. Esse espírito, um bom daemon , um excelente génio, que para os antigos gregos nada mais era do que a Eudaimonia , que tanto os carregava de felicidade, permitindo-lhes viver em harmonia com a natureza. Lembro-me de uma conversa ligeira, onde alinhava

Obrigado!

  Depois de, aproximadamente, seis anos de colaboração com o Jornal das Caldas, chegou o momento de uma mudança. Um autor que não se movimenta acaba por cair em lugares-comuns. O que não é bom para a saúde literária da própria criação. Repentinamente, após um telefonema recebido, vi-me impelido a aceitar um dos convites que tenho arrecadado ao longo do meu percurso. Em busca do melhor, o ser humano não pode, nem deve, estagnar. Avante, pois para a frente é o caminho, como se costuma dizer, já de modo tão gasto. Sim, estou de saída. Deixo para trás uma equipa de bons profissionais. Agradeço, a cada um, pelos anos de convívio e camaradagem. Os meus leitores não deverão sentir falta. Mas se por acaso isso vier a acontecer, brevemente, através das minhas redes sociais, saberão em que folha jornalística estarei. Por enquanto reservo-me à discrição, pois há detalhes que ainda estão a ser ultimados. A responsabilidade de quem escreve num jornal é enorme, especialmente quando se pr

O Declínio das Fábulas - I

  Em poucos dias, o primeiro volume do meu novo livro “O Declínio das Fábulas” chegará a todas as livrarias portuguesas. Esse tomo reúne uma série de temas que reverberam o meu pensamento nas áreas da cultura, da arquitetura, da mobilidade, etc. para uma cidade como Caldas da Rainha. O prefácio é de autoria da jornalista Joana Cavaco que, com uma sensibilidade impressionante, timbra, assim, o que tem constituído o trabalho deste que vos escreve. Nele, há trechos que me comoveram francamente. Outros são mais técnicos, contudo exteriorizam um imenso conhecimento daquilo que venho produzindo, por exemplo: “É essa mesma cidade ideal a que, pelo seu prolífico trabalho, tem procurado erguer, nos vários locais por onde tem passado, seja a nível cultural ou político. Autor de extensa obra, que inclui mais de sessenta livros (a maior parte por publicar) e um sem fim de artigos publicados em jornais portugueses e brasileiros, revistas de institutos científicos e centros de estudos, entre o