Avançar para o conteúdo principal

José Mattoso

 

Desde 1968, com o surgimento da tese de doutoramento: “Les monastères du diocèse de Porto de l'an mille à 1200”, até este 2023, a historiografia portuguesa contou com um investigador que abriu inúmeros caminhos para importantes descobertas acerca da História Medieval, ajudando a clarificar - para minha imensa satisfação - incontáveis itinerários de exploração, inclusive sobre a Vila de Óbidos, assim como em relação a outros concelhos régios medievais da região Oeste.

Como o meu querido leitor sabe, a crónica existente, relativa a essa citada Vila, é devastadoramente bela, contribuindo para realçar a relevância de Portugal no contexto europeu e afirmando a própria personalidade das gentes do lugar. Isso só é possível graças ao trabalho árduo de inúmeros estudiosos, entre eles, um dos maiores, José João da Conceição Gonçalves Mattoso (1933-2023).

Ainda imberbe - e influenciado pelo tio-avô D. José Alves Mattoso (1860-1952), Bispo da Guarda - esse erudito ingressou na vida religiosa, logo após a conclusão dos estudos liceais no Liceu Nacional de Leiria, na sequência, foi frade na Ordem de São Bento, residindo na Abadia de Singeverga (Santo Tirso), mudou-se para Louvain na Bélgica, passando a residir (já monge) na Abadia do Mont César, onde utilizou o cognome Frei José de Santa Escolástica Mattoso e licenciou-se em História na Faculdade de Letras da Universidade Católica daquela cidade, instituição onde fez também o doutoramento em História Medieval.

Em 1970, na Capital portuguesa e tendo abdicado da vida religiosa, tornou-se investigador no Centro de Estudos Históricos, do Instituto de Alta Cultura, anexo à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, professor auxiliar na mesma Universidade e, posteriormente, professor catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova. Teve, igualmente, uma notável passagem por Timor-Leste, onde lecionou no Seminário Maior de Dili.

Da obra literária deste importante nome podemos destacar infindos títulos, além do citado no primeiro parágrafo: “As Famílias Condais Portucalenses – Séculos X e XI”, “A nobreza medieval portuguesa: a família e o poder”, “Religião e cultura na Idade Média portuguesa”, “Portugal medieval”, “Identificação de um país. Ensaio sobre as origens de Portugal (1096-1325)”, “Fragmentos de uma composição medieval”, “Ricos-Homens, infanções e cavaleiros”, “O reino dos mortos na Idade Média”, “D. Afonso Henriques”, “A dignidade Konis Santana e a Resistência Timorense”, etc.

A sua competência profissional levou-o a dirigir diversas coleções proeminentes, entre elas: “História de Portugal”, “Património de origem portuguesa no mundo”, “História da vida privada em Portugal”, “Levantar o Céu – Os Labirintos da Sabedoria”, etc.

A sua acentuada preocupação com a preservação de documentos históricos e com a arquivística de um modo geral, encaminhou-o tal-qualmente à presidência do Instituto Português de Arquivos e depois à direção do Arquivo Nacional da Torre do Tombo. Sendo equitativamente o responsável pelo restabelecimento do Arquivo Nacional e do Arquivo da Resistência, ambos em Timor-Leste.

Num resumo, José Mattoso, foi um contemplativo, um franciscano, um intelectual que, em boa hora, enveredou pelo campo da investigação histórica. Sem o seu contributo, com certeza, a inquirição acerca da Idade Média, em regiões como a Oestina, seria muito inferior, direi mesmo, insípida. Este pensamento, de sua autoria, reflete toda a intensidade e amor pela profissão que escolheu: “A história é um exercício de espiritualidade, de ascese, de busca no seu objeto histórico de uma verdade intangível é e ao mesmo tempo um exercício de compreensão do outro.”

Que a sua obra literária permaneça, por muitos séculos, como um sol, a iluminar caminhos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Um jardim para Carolina

Revolucionária e doce. O que mais posso dizer de ti, minha querida Carolina? Creio que poucos extravasaram tão bem, tão literariamente, tão poeticamente, as suas apoquentações políticas. Vivias num estado febricitante de transbordamento emocional, que o digam os teus textos – aflitos – sobre as questões sociais ou, no mais puro dos devaneios sentimentais, as tuas observações sobre a música que te apaixonava. O teu perene estado de busca pelo – quase – inalcançável, fazia-nos compreender como pode ser importante a fortaleza de uma alma que não se verga a modismos ou a chamamentos fúteis vindos de seres pequenos. E por falar em alma, a tua era maior do que o teu corpo, por isso vivias a plenitude da insatisfação contínua. Esse espírito, um bom daemon , um excelente génio, que para os antigos gregos nada mais era do que a Eudaimonia , que tanto os carregava de felicidade, permitindo-lhes viver em harmonia com a natureza. Lembro-me de uma conversa ligeira, onde alinhava

Obrigado!

  Depois de, aproximadamente, seis anos de colaboração com o Jornal das Caldas, chegou o momento de uma mudança. Um autor que não se movimenta acaba por cair em lugares-comuns. O que não é bom para a saúde literária da própria criação. Repentinamente, após um telefonema recebido, vi-me impelido a aceitar um dos convites que tenho arrecadado ao longo do meu percurso. Em busca do melhor, o ser humano não pode, nem deve, estagnar. Avante, pois para a frente é o caminho, como se costuma dizer, já de modo tão gasto. Sim, estou de saída. Deixo para trás uma equipa de bons profissionais. Agradeço, a cada um, pelos anos de convívio e camaradagem. Os meus leitores não deverão sentir falta. Mas se por acaso isso vier a acontecer, brevemente, através das minhas redes sociais, saberão em que folha jornalística estarei. Por enquanto reservo-me à discrição, pois há detalhes que ainda estão a ser ultimados. A responsabilidade de quem escreve num jornal é enorme, especialmente quando se pr

O Declínio das Fábulas - I

  Em poucos dias, o primeiro volume do meu novo livro “O Declínio das Fábulas” chegará a todas as livrarias portuguesas. Esse tomo reúne uma série de temas que reverberam o meu pensamento nas áreas da cultura, da arquitetura, da mobilidade, etc. para uma cidade como Caldas da Rainha. O prefácio é de autoria da jornalista Joana Cavaco que, com uma sensibilidade impressionante, timbra, assim, o que tem constituído o trabalho deste que vos escreve. Nele, há trechos que me comoveram francamente. Outros são mais técnicos, contudo exteriorizam um imenso conhecimento daquilo que venho produzindo, por exemplo: “É essa mesma cidade ideal a que, pelo seu prolífico trabalho, tem procurado erguer, nos vários locais por onde tem passado, seja a nível cultural ou político. Autor de extensa obra, que inclui mais de sessenta livros (a maior parte por publicar) e um sem fim de artigos publicados em jornais portugueses e brasileiros, revistas de institutos científicos e centros de estudos, entre o