Avançar para o conteúdo principal

Da amurada do castelo

 

 

Lembro-me (tinha dez anos de idade) de estar com o meu avô Manuel dentro das muralhas do castelo de Óbidos, numa tarde de folguedo e bem-aventurança, daquelas que só os avós sabem dar, e começar a fazer-lhe perguntas acerca de Reis e Rainhas, e ele, com toda a propriedade, do alto daquele monumento, que era seu por nascimento e amor, começando a desfiar um rosário de contas medievais, descreveu batalhas e lendas.

Esfiando conta a conta, ensartando o seu colar imaginário, a sua modulada voz ia e vinha na descrição de aventuras, não esquecendo o nome dos heróis ou dos invasores, nem dos povos que ajudavam nas pelejas.

A minha fértil imaginação via as cenas em catadupa. Quantos cavaleiros, de capa e espada em punho, ergueram o reluzente metal a alturas tenebrosas e, quando os seus braços vinham por aí abaixo, num feroz e certeiro, golpe no horizonte, deitavam por terra desavisadas cabeças.

Os gritos, as fúrias, o sangue a manchar corpos, todos os instantes de um possível enfrentamento eram em mim motivo de júbilo e tristeza. Ora tomava o assento do vencedor, ora a pele do vencido.

E o bom Manuel continuava a discorrer, apontando para diversos recantos daquele vale imenso e belo, fazendo-me crer na existência de deuses e de demónios. A sua voz avolumava-se, os gestos alargavam-se, a sua tez ficava rubra de emoção e de orgulho.

Quando percebia a minha aflição por saber mais, transbordando em gotas de suor, com peito estufado, e numa respiração de tormenta, como se eu estivesse dentro do próprio conflito, subtilmente baixava o tom, chegando quase a sussurrar, explicando, ainda com os cabelos desalinhados, porém com os gestos num salutar abrandamento, que “todo o cuidado era pouco, e que aqueles que não estavam no combate corpo a corpo, mantinham a necessária distância, percebendo o entorno, e todo o “bailado” que a turba era obrigada a seguir, numa coreografia muitas vezes pouco ensaiada”.

Quando percebia que o neto estava mais calmo, aumentava o tom de voz, regressando a novas, e épicas, cenas, onde cada pormenor era lembrado, desde os formatos dos elmos, aos arrebiques dos escudos, passando por quase impercetíveis fitas, presas a vigorosas armaduras, que representavam o amor filial de mães desesperadas ou de esposas temerosas.

Este pequeno ouvinte não se deixava ficar, exigindo descrições com um detalhe inimaginável, entremeadas por picarescas situações. Nada deveria ser deixado de lado. Se era uma história, teria de ser a melhor, e contada de modo praticamente cinematográfico, ou não conseguiria prender a minha atenção. Esmerava-se, então. Até que eu o interrompia – um pouco para o provocar – dizendo-lhe: Quando surgirá um dragão, encolerizado, senhor de si, lançando mirabolantes labaredas pelo ar, afugentando os guerreiros? Nesse momento, o meu avô explodia numa gargalhada, e eu, rindo desalmadamente, abraçava-o e bendizia a minha sorte.

Sempre que vou àquele recanto rezo baixinho, pedindo aos deuses do Universo a maior de todas as bênçãos: Que todas as crianças do planeta tenham a felicidade de possuir avós, e que estes façam da sua vida uma obra de arte, para que, os olhos, o coração e a alma desses petizes, consigam eternizar cenas, não a das guerras ou dos combates ferozes, mas sim, a do amor entre essas duas gerações.

Quando criança, da amurada do castelo de Óbidos, via um horizonte, e desejava alçar voo, saindo em aventuras pelo mundo. Assim o fiz, e o voltarei a fazer, porém, lembrar-me-ei todos os dias daquele homem generoso que ofereceu à minha infância a magia, o sonho e a alegria de viver.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Um jardim para Carolina

Revolucionária e doce. O que mais posso dizer de ti, minha querida Carolina? Creio que poucos extravasaram tão bem, tão literariamente, tão poeticamente, as suas apoquentações políticas. Vivias num estado febricitante de transbordamento emocional, que o digam os teus textos – aflitos – sobre as questões sociais ou, no mais puro dos devaneios sentimentais, as tuas observações sobre a música que te apaixonava. O teu perene estado de busca pelo – quase – inalcançável, fazia-nos compreender como pode ser importante a fortaleza de uma alma que não se verga a modismos ou a chamamentos fúteis vindos de seres pequenos. E por falar em alma, a tua era maior do que o teu corpo, por isso vivias a plenitude da insatisfação contínua. Esse espírito, um bom daemon , um excelente génio, que para os antigos gregos nada mais era do que a Eudaimonia , que tanto os carregava de felicidade, permitindo-lhes viver em harmonia com a natureza. Lembro-me de uma conversa ligeira, onde alinhava

Obrigado!

  Depois de, aproximadamente, seis anos de colaboração com o Jornal das Caldas, chegou o momento de uma mudança. Um autor que não se movimenta acaba por cair em lugares-comuns. O que não é bom para a saúde literária da própria criação. Repentinamente, após um telefonema recebido, vi-me impelido a aceitar um dos convites que tenho arrecadado ao longo do meu percurso. Em busca do melhor, o ser humano não pode, nem deve, estagnar. Avante, pois para a frente é o caminho, como se costuma dizer, já de modo tão gasto. Sim, estou de saída. Deixo para trás uma equipa de bons profissionais. Agradeço, a cada um, pelos anos de convívio e camaradagem. Os meus leitores não deverão sentir falta. Mas se por acaso isso vier a acontecer, brevemente, através das minhas redes sociais, saberão em que folha jornalística estarei. Por enquanto reservo-me à discrição, pois há detalhes que ainda estão a ser ultimados. A responsabilidade de quem escreve num jornal é enorme, especialmente quando se pr

O Declínio das Fábulas - I

  Em poucos dias, o primeiro volume do meu novo livro “O Declínio das Fábulas” chegará a todas as livrarias portuguesas. Esse tomo reúne uma série de temas que reverberam o meu pensamento nas áreas da cultura, da arquitetura, da mobilidade, etc. para uma cidade como Caldas da Rainha. O prefácio é de autoria da jornalista Joana Cavaco que, com uma sensibilidade impressionante, timbra, assim, o que tem constituído o trabalho deste que vos escreve. Nele, há trechos que me comoveram francamente. Outros são mais técnicos, contudo exteriorizam um imenso conhecimento daquilo que venho produzindo, por exemplo: “É essa mesma cidade ideal a que, pelo seu prolífico trabalho, tem procurado erguer, nos vários locais por onde tem passado, seja a nível cultural ou político. Autor de extensa obra, que inclui mais de sessenta livros (a maior parte por publicar) e um sem fim de artigos publicados em jornais portugueses e brasileiros, revistas de institutos científicos e centros de estudos, entre o