![]() |
Fotos: Colégio Rainha D. Leonor |
Aconteceu no último dia 27 de abril, o lançamento da 2ª Semana José Malhôa. O evento de abertura ocorreu no Colégio Rainha D. Leonor, nas Caldas da Rainha e contou com a participação do escritor Rui Calisto, promotor da Semana José Malhôa e autor de um ensaio sobre o pintor.
Pelo segundo ano consecutivo a ser realizada, não só nas Caldas da Rainha, mas, também em outras localidades portuguesas, a Semana surgiu como principal objetivo lembrar as autoridades caldenses a relevância do "Pintor de Portugal". "É necessário que o nome de José Malhôa passe a ser lembrado pelo povo e não somente por uma pequena parte da elite portuguesa", comenta o escritor Rui Calisto.
A Semana José Malhôa conta com a mobilização da comunidade para participar na elaboração de pinturas do artista. O itinerário biográfico e histórico de Malhôa também foi disponibilizado em outros quadrantes da Cultura e da Educação em Portugal.
Também marcaram presença na abertura do evento, a diretora do Colégio Rainha D. Leonor; a vereadora da Educação das Caldas da Rainha, Maria João Domingos e o presidente da Câmara Municipal de Bombarral, Ricardo Fernandes.
"José Malhôa foi um soberano ao retratar os costumes e os hábitos da ruralidade portuguesa. Um Pintor que possuía a excelência no traço, que bebeu de uma genialidade tão pura, vinda das suas vivências e da sua metódica aplicação aos estudos, tanto caseiros quanto na Real Academia de Belas-Artes de Lisboa (...)"
Rui Calisto
Leia artigo completo sobre o 164° aniversário de José Malhôa nesta quinta-feira, dia, 2 de maio, no Jornal das Caldas.
Reportagem
Fernanda Borges
Comentários
Enviar um comentário